Com este Blog, espero conseguir esclarecer as dúvidas de todos acerca de Ciências Naturais (7ºano)!!

Bom Estudo!!!

P.S.- Se tiverem alguma sugestão para a melhoria deste Blog, por favor mandem um comentário a dizê-lo!...

sábado, 9 de maio de 2009

Estrutura Interna da Terra

Existem dois métodos que se utilizam para estudar a estrutura interna da Terra: o Método Directo (onde se fazem os estudos no local) e o Método Indirecto (onde o estudo é feito a partir da tecnologia e de outros meios, apenas não se está no local)...
O Método Directo é utilizado para as zonas da Terra com um mais de segurança, e o Método Indirecto é utilizado apenas quando se pretende estudar uma zona de difícil alcance e com pouca segurança.
Para se "entender" a estrutura Interna da Terra, existem igualmente dois modelos: um modelo com base na composição e um modelo com base nas propriedades físicas.
No modelo com base na composição da Terra, existem três camadas concêntricas de composição diferente: a crosta, o manto e o núcleo.
A Crosta é a camada mais exterior e superficial da Terra. Esta está subdividida em Crosta Continental e Crosta Oceânica; o Manto situa-se entre a Crosta e o Núcleo. Este está dividido em Manto Superior e Inferior e o Núcleo é a parte central e mais profunda da Terra, com pressões e temperaturas bastante elevadas. Este está também dividido em Núcleo Externo e Interno.
No modelo com base nas propriedades físicas dos diversos materiais, existe a Litosfera, a Atenosfera, a Mesosfera e a Endosfera (Núcleo).
A Litosfera equivale à Crosta e à parte superior do Manto. Esta assenta numa camada plástica: Atenosfera, e a Mesosfera é uma camada mais rígida que fica entre a Litosfera e a Endosfera. A Mesosfera encontra-se dividida em duas partes: Núcleo Externo e Interno.



Resumo elaborado a partir do Manual de Ciências Naturais Bioterra 7

Sem comentários:

Enviar um comentário