Com este Blog, espero conseguir esclarecer as dúvidas de todos acerca de Ciências Naturais (7ºano)!!

Bom Estudo!!!

P.S.- Se tiverem alguma sugestão para a melhoria deste Blog, por favor mandem um comentário a dizê-lo!...

sábado, 23 de maio de 2009

Propriedades Físicas e Químicas dos minerais


Existem várias propriedades pelas quais nós podemos classificar os minerais. Alguns exemplos destas propriedades são: as propriedades Físicas e Químicas.


Nas propriedades Físicas podemos classificar os materiais pela sua: Cor, Estrutura, Dureza, Brilho, Fractura ou Clivagem, Risca ou Traço e Coerência.

A Cor classifica-se de acordo com a Cor que se consegue observar a olho nu. Este pode ter uma ou várias cores.


Em relação à Estrutura do mineral, esta pode ser cristalina ou não cristalina.


Na Dureza, esta pode ser classificada quando o mineral é riscado por outro. A Dureza classifica-se de acordo com a escala de Mohs.


O Brilho é visto a olho nu ou com a ajuda de uma lupa. Este é visto de acordo com o modo que os minerais reflectem a luz incidente neles. O mineral pode ter um brilho metálico ou não metálico.


A Fractura ou Clivagem é uma propriedade física que se avalia de acordo com a resistência dos minerais ao choque. A fractura é uma ruptura irregular e a clivagem é um tipo de fractura segundo superfícies planas e brilhantes.


Risca ou Traço é a cor do pó que se forma quando se risca o mineral numa porcelana não vidrada.


Por fim, a Coerência é avaliada quando se pressiona o mineral com os dedos. Se ao pressionar o mineral com os dedos ele soltar pequenas partículas, diz-se que o mineral é não coerente. Se por outro lado, o mineral não deitar nenhumas partículas, este passa-se a chamar coerente.



Nas propriedades Químicas dos materiais, existem: a Reacção do mineral ao Ácido e o Cheiro.



A reacção do mineral ao Ácido é aplicado umas gotas de ácido na superfície do mineral. Este quando são aplicadas as gotas de ácido sobre o mineral, pode ou não fazer reacção.


Na outra propriedade química dos minerais: o Cheiro, este só é avaliado quando o mineral é bafejado. Se quando bafejado, o mineral cheirar a barro diz-se que o mineral cheira. Mas, se quando bafejado, o mineral não cheirar a barro, diz-se que este não cheira.


Resumo feito a partir do Manual de Ciências Naturais Bioterra 7 e do Blog http://actividadesobremineraiserochas.blogspot.com



2 comentários:

  1. Isto ajudou-me muito
    Está muito claro e simples
    Muito Bom

    ResponderEliminar
  2. Este blog ajudou-me muito.
    Obrigada.
    Mas acho que quando falam se os minerais fazem reacção aos ácidos ou não acho que devia ser efervescência.
    Não quer dizer que esteja mal,pelo menos a minha professora disse isso mas...
    BOM TRABALHO :D

    ResponderEliminar