Apesar de muitas vezes as pessoas acharem que rochas e minerais são a mesma coisa, é bom que todos saibam que não é bem assim! Pois apesar de as rochas serem constituídas de minerais, não quer dizer que sejam a mesma coisa...
Então o que são Rochas? E o que são Minerais?
Rochas- são agregados naturais que são constituídos por minerais. As rochas podem ser formadas por um ou vários minerais. As rochas são muito diversificadas. Por isso, podem ser classificadas quanto à sua origem. Existem as rochas magmáticas (vulcânicas e plutónicas), as rochas sedimentares (detríticas, quimiogénicas e biogénicas) e as rochas metamórficas. Para além disto, é também importante saber que para uma rocha ser considerada como tal é necessário que esta tenha o volume suficiente (que normalmente as rochas possuem) e é necessário que o fenómeno que causou a formação dessa rocha (vulcões, precipitação, ...) tenha sido suficientemente importante na história geológica para ser considerado um fenómeno que faz parte da dinâmica da Terra. Se uma rocha não obdecer pelo menos a estes dois factos, esta não poderá ser considerada como tal.
Minerais- são os constituintes de uma rocha. Estes são substâncias naturais, sólidas e cristalinas. Quase sempre os minerais são inorgânicos (de origem mineral), e com uma composição química muito específica. Os minerais podem ser identificados em amostras de mão através das suas várias propriedades. Os estudos realizados nos minerais são sempre muito importantes, especialmente, para a evolução e especificação do estudo sobre as rochas. Os minerais são, igualmente, substâncias demasiado pequenas para serem consideradas como rochas.
É por estes motivos que as rochas não são a mesma coisa que os minerais.
Resumo feito a partir do manual Bioterra 7